Actividades Lúdicas Em Educação Infantil Resumo: "Shvoong HomeCiências SociaisActividades Lúdicas em Educação Infantil Actividades Lúdicas Em Educação Infantil Autor : Isabel AndreaLeia um resumen recomendado Resumo de Isabel Andrea Publicado em: sexta-feira, 10 de agosto de 2007 (0 Crítica) Traduzir ResumoLigação para o seu resumo no Shvoong.Envie a um amigo! http://oquiosquecolorido,blogspot.com. http://isaandrea.blogspot.com/
O Jogo não tem para os teóricos e os práticos da pedagogia o mesmo significado, como também não é sentido do mesmo modo pela criança e o adulto. O Jogo pode ser visto para além do seu valor cultural, em função do seu valor pedagógico, educativo e didático. Assim, professores e educadores tendem a volorizar a perpectiva educativa e didática, essencialmente ligada à relação consciente, lógica e funcional com os materiais e as situações lúdicas. Brincar tem uma relação profunda com o inconsciente individual e colectivo, com a vida dos afectos e das emoções de cada individuo e com o mito de cada grupo. É através da brincadeira que a criança se apropria dos significados culturais e, é através do jogo que ela dá significado vivencial às coisas aprendidas, aos conhecimentos adquiridos e às sensações sentidas. A criança precisa de brincar numa dimensão ampla, livre, rica e diversificada, em casa, na escola, na rua, na ludoteca, no jardim, em zonas de utilização comunitária. Precisa de brincar com os pais, professores, vizinhos,amigos, com diversos tipos de adultos, com os conhecidos e por vezes até com os desconhecidos.
Para além de brinquedos comuns, de colecções de jogos especializados, a criança precisa de ter objectos a que atribua os segredos e magia de infância e que em adulto lhe dêem a certeza de ter sido criança.
Precisa de brincar para crescer harmoniozamente e com robustez.
Sem comentários:
Enviar um comentário