sexta-feira, 23 de maio de 2008

Auschwitz em Marionetas pela Companhia de Teatro de Marionetas Holandesa Hotel Modern

KAMP
Uma enorme maquete à escala do campo de concentração de Auschwitz enche todo o palco do Auditório 1 do CCB. Barracões superpovoados, uma linha férrea, um portão com as palavras "Arbeit macht Frei" (O trabalho liberta). Sessenta anos depois da sua desocupação Auschwitz transformou-se num icone negro da era moderna, uma catástrofe mítica, quase um conto de fadas.
No palco , os actores e cerca de 4.000 marionetas de 8 cm construídos à mão representam os prisioneiros e os seus carrascos. Os manipuladores movem-se em cena como reporteres de guerra gigantes.

Um espectáculo perfeito.
A arte ao serviço do alerta para os excessos dos tempos e os horrores da maldade Humana.
O homem é o animal capaz das maiores "barbaries"


2 comentários:

Diogo disse...

A história de Auschwitz está muito mal contada:


Holocausto Judeu - Contradições, 50 anos depois

O testemunho de um Prémio Nobel da Paz:

Durante os dez meses em que esteve internado no campo de concentração de Auschwitz, Wiesel não refere uma única vez a existência das cinco enormes câmaras de gás nem os gaseamentos de mais de um milhão de pessoas que aí tiveram lugar:

No livro autobiográfico [Noite], que supostamente descreve as suas experiências em Auschwitz e Buchenwald, Wiesel não menciona em parte alguma as câmaras de gás. Ele diz, realmente, que os Alemães executaram Judeus, mas... com fogo; atirando-os vivos para as chamas incandescentes, perante muitos olhos de deportados!

Mais AQUI

Isabel Andrea disse...

Mal contada ou bem contada, bom é que seja mesmo contada!!!