sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Museu da Água da EPAL

Aqui está um dos grupos de crianças que no dia 29 construiu em fantoches os personagens que deram nome às ruas que circundam a zona do Museu da Água, mais tarde irão com elas, que já conhecem muito bem, tive ocasião de verificar, representar algumas cenas que a equipa do Museu da Água e das professoras da história desses personagens na história de Portugal.
Também eu aprendi imenso neste dia.
O Museu da Água está de parabéns em apostar na Educação das crianças.











A Dra Margarida Filipe e a Dra. Barbara Bruno
quizeram dar uma sequencia a projectos de Educação pela Arte que já há algum tempo o museu ia integrando.
Assim elaboraram o texto que se segue:

A educação artística, consignada na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº 46/86, de 14 de Outubro), concorre de forma muito significativa para a construção de identidades pessoais, sociais e culturais e a avaliação do impacto das boas práticas nesta área demonstra que este é um instrumento determinante para o desenvolvimento da coesão social e da não-violência, do trabalho em equipa, da criatividade e da melhoria das capacidades de aprendizagem, bem como uma das ferramentas mais adequadas para a promoção de uma educação de qualidade para todos.

Na sequência da realização da Conferência Mundial de Educação Artística (2006) e da Conferência Nacional de Educação Artística (2007), a 29 de Outubro de 2007 a Comissão Nacional da UNESCO propôs à sua rede de Escolas Associadas a comemoração do Dia da Educação Artística através do desenvolvimento de acções diversificadas, nomeadamente, exposições de pintura, concursos, debates, programas de rádio, representações e leituras encenadas.

Este ano o Museu da Água pensou celebrar este dia com uma actividade de atelier e fantoches inserida no projecto “Quem é quem” com a Escola Básica nº 21 de Lisboa do Bairro de Stª. Engrácia.

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