quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Literatura Infantil


· A Literatura defendida pela Escola formalista continua a ser imprescindível como referência metodológica.
· A estrutura metodológica situa-se resolutamente no plano do conteúdo.
· A narrativa enquanto forma do conteúdo é autónoma em relação à expressão.
· A expressão da narrativa influencia o processo psicológico.
· O entendimento das diferentes correntes da literatura é essencial para ajudar as crianças a SER.
· Os contos de fadas (contos maravilhosos) pertencem à literatura tradicional onde se insere a escola formalista.
· Segundo Bruno Bettelheim os contos de fadas têm um valor impar porque oferecem à imaginação da criança novas dimensões, que seria impossível ela descobrir por só por si.
· A estrutura e a forma dos contos de fadas sugerem às crianças imagens através das quais ela pode estruturar os seus devaneios e com isso orientar melhor a sua vida.
· A estrutura destes devaneios pode ajudar a habilitar a criança a compreender que a luta contra graves dificuldades da vida é inevitável, faz parte da existência humana.
· Vão ajudar a criança a habilitar a sua vida de forma a aceitar a sua natureza problemática, sem ser vencida por ela ou se entregar à fuga sistemática.

Da literatura tradicional à literatura infantil actual

Se na literatura para adultos o escritor goza de independência em relação ao seu leitor a quem impõe um código de leitura que supõe se vai adaptar aos leitores, na literatura infantil sucede o contrário, o receptor infantil constitui um elemento condicionante e impõe ao escritor adaptação e modificações.

Sem comentários: