sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Livros e Leituras para todos - Tosas as Pessoas Precisam de Livros


Os livros de imagens proporcionam um agradável e fácil meio para ajudar a desenvolver a linguagem, contanto que realcem objectivos e situações apropriadas e estejam intencionalmente em conformidade com as necessidades especiais de uma criança inabilitada. A maioria dos livros são feitos para crianças normais, mas podem também ser adequados para crianças deficientes.

Algumas crianças inabilitadas têm dificuldade em compreender a sequência lógica dos acontecimentos. Livros de imagens simples podem levá-las a compreender a relação causa/efeito.

LIVROS DE IMAGENS COM TEXTOS:
Os jovens inabilitados necessitam de mais tempo e mais estimulação para perceberem o significado das palavras e os conceitos básicos e são, por essa razão livros importantes. Mas devemo-nos lembrar de que um livro de imagens pode também ser um “pedaço de alegria”, como a música, que nós podemos gostar mesmo sem a compreendermos.

LIVROS SENSORIAIS E TÁCTEIS:
Os deficientes visuais, tal como as outras crianças devem ter a possibilidade de desfrutar os livros de imagens.
Cegos e crianças parcialmente míopes, não são capazes de ler caracteres standard e perceber imagens vulgares por isso necessitam de livros com texto em Braille, livros tácteis com imagens palpáveis, ou ainda com cheiros.

Como auxílio à compreensão dos livros e dos conteúdos existem materiais que em conjunto com os livros irão ajudar ao interesse e desenvolvimento das letras e palavras.

LIVROS DE CARACTERES AUMENTADOS:
(são grandes e claros)
A maioria dos livros de caracteres aumentados não estão adaptados a pessoas com problemas de leitura, e não são, por essa razão, particularmente fáceis de ler. A impressão grande e normalmente preta destes livros é contudo adaptável a crianças com visão enfraquecida e a outras que beneficiem deste tipo de impressão grande. Poderão ser criados modelos especiais associando aos caracteres outro tipo de animação.

LIVROS QUE NARRAM COM SÍMBOLOS:
Livros cuja narrativa é feita com símbolos ajudam a comunicação de crianças que não falam. Neste sistema de comunicação, palavras e conceitos são representados por símbolos pictóricos/ilustrados com gravuras.

LIVROS OBJECTO:
Livros que ao abrirem se desdobram e apresentam sucessivamente imagens em relevo narrando uma história ou várias situações.

Livros de Bonecos de vestir, que ao abrir poderão ter roupas recortáveis e que vão sugerindo várias mudanças conforme a estação do ano ou situações diversificadas.

Sem comentários: